Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

20 de março de 2014

GCM DE SOROCABA ENCERRA 2º MÓDULO DE CAPACITAÇÃO DO PROGRAMA “CRACK, É POSSÍVEL VENCER”.

A Guarda Civil de Sorocaba em parceria com a SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública) celebra nesta sexta-feira (14), o encerramento do 2º Módulo de Capacitação para formação de agentes multiplicadores do Programa “Crack, é possível vencer!”, realizado na Sede da GCM. Iniciado no dia 17 de Fevereiro, 30 guardas civis de Sorocaba e 05 guardas civis de Carapicuíba participaram de três semanas de curso, com palestras, dinâmicas de grupo, elaboração de projetos, visitas e avaliação. As aulas foram ministradas por profissionais de diversos ramos da Segurança Pública, Saúde e Assistência Social vindos de vários Estados, todos licenciados pela SENASP.
Em específico neste segundo módulo, foram trabalhados os temas: Substâncias Psicoativas – Conceitos Fundamentais e Epidemiologia do Uso de Drogas no Brasil, ministrado pela Instrutora Sr.ªBelisa Costa de Queiroz; Políticas e Legislação sobre Drogas no Brasil, ministrado pelo Instrutor Dr. Robson Robin; Princípios da Abordagem Psicossocial, pela Instrutora Raquel da Silva Barros e monitora: Gisele Varella Furlan e o Papel do Sistema Único de Assistência Social pela docente Ana Carolina Garcia Gayotto.
Ainda dentro do Programa, no final do mês de março, 03 guardas civis realizarão uma capacitação na cidade de Guarulhos sobre “Abordagem Para Pessoas em Situação de Risco”. E o 3º Módulo será agendado com a chegada dos equipamentos disponibilizados pela SENASP (Micro ônibus com vídeo monitoramento, viatura, motos e armamento menos letal) com treinamento para o uso destes materiais.
Ao término de todo este período de capacitação, os 30 Agentes Multiplicadores de Sorocaba, estarão aptos para identificar as principais políticas e legislações sobre drogas; estabelecer a diferença entre usuário e traficante de drogas, conscientizando-se sobre as diferentes abordagens nos dois casos; reconhecer os sinais e sintomas dos usuários sob efeito de crack e outras substâncias psicoativas de forma a estabelecer a melhor forma de abordagem; compreender a rede de assistência social e saúde para atendimento ao usuário de crack e outras drogas, identificando o seu papel na rede pública, e formarão mais 80 guardas para trabalharem diretamente no programa.
No que diz respeito às Políticas Públicas de combate ao vício e o tráfico de drogas este é um grande avanço e a Guarda Civil, que está engajada em colocar em breve em prática e aplicar os conhecimentos adquiridos, somando esforços para atingir os objetivos e metas estabelecidas pelo programa.
Estiveram presentes para prestigiar o encerramento de mais esta etapa a Vice Prefeita de Sorocaba e Secretária de Desenvolvimento Social, Edith Di Giorgi, o Inspetor Rubens, representando o Secretário de Segurança Pública e Controle Urbano de Carapicuíba, Sr. Carlos Serafim, o Coordenado do curso Sr. Elísio Tadeu Silva, o Insp. Cmte Zanin e o SubCmte da GCM, Ezequiel.

0 comentários:

Postar um comentário