Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

20 de março de 2013

Guarda Municipal terá cães e academia de formação


Efetivo da Guarda Municipal ganhou 24 novos integrantes ontem
A Guarda Municipal deverá contar, ainda neste ano, com o reforço de cães farejadores para ajudar no patrulhamento de prédios municipais, combater o tráfico de drogas em espaços públicos, além de garantir a segurança da população durante eventos municipais, entre outros serviços. Além disso, a corporação terá um local exclusivo para treinamentos físicos e qualificação profissional. O prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli (PSD), autorizou, ontem pela manhã, a construção de uma academia de instrução e formação, a exemplo do que acontece com a Polícia Civil. 
A unidade será implantada num terreno anexo ao da atual sede da Guarda, no bairro do Socorro. As novidades foram anunciadas ontem pelo prefeito, após cerimônia de formação de 24 novos guardas municipais, que a partir de hoje começam a trabalhar na segurança patrimonial dos cerca de 400 prédios e praças públicos.

Com isso, o efetivo da Secretaria Municipal de Segurança Pública será ampliado para 200 guardas municipais. "Ser guarda municipal não é apenas um ofício, é uma profissão que tem a missão de proteger. É uma carreira para a vida toda. A academia vai trazer, na prática, toda essa estrutura", detalhou Bertaiolli.

De acordo com o secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno, no momento, está sendo elaborado o projeto executivo do prédio que ocupará a academia da Guarda, assim como os equipamentos que lá serão instalados. "A expectativa é de que até o fim do semestre o projeto executivo esteja concluído e, no segundo semestre, possamos dar início ao processo licitatório para que, em 2014, a academia esteja em funcionamento", projetou Nepomuceno.

Outra novidade que deve melhorar o desempenho dos guardas é a implantação de um canil. "É um projeto que está em fase avançada de estudo e que inclui uma parceria com o Corpo de Bombeiros. A licitação deve ser aberta ainda neste semestre", informou Nepomuceno.


Formatura
Os 24 novos guardas municipais foram contratados pela Prefeitura após a realização de concurso público, no ano passado, e participação no curso de formação, com duração de 800 horas. Ricardo Dantas, de 32 anos, estava entre os formandos e obteve uma das melhores notas do curso: 9,55. 


Um comentário: