Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

3 de outubro de 2014

Retornos positivos pós reunião do dia 17/09/2014

Saudações companheiros  "Sangue Azul Marinho"!!!

Partindo do princípio de que pra toda ação espera-se uma reação e sendo eu adepta da "reciprocidade como estilo de vida", diferentemente dos motivos que por vezes me vejo motivada a escrever, desta vez venho reconhecer e elogiar ato da administração.

Após a reunião do dia 17/09/2014, publicamos no dia 19/09/2014 pela manhã um resumo com os principais retornos  do Sr. Secretario Eli Nepomuceno e Secretário Adjunto Sales.
No começo daquela tarde já tinha GMs me ligando para dizer que o tão esperado e necessário para nosso serviço, o 2º GM nos principais postos de serviço onde havia só um ( item 5ºda pauta ), seria composto em escala extraordinária conforme o pedido realizado pelos diretores da AGCMMC para o Sr. Prefeito para solução imediata do problema. Lembrando que essa medida melhora a segurança e a qualidade do serviço prestado ao munícipe.
Mas não posso deixar de comentar o que realmente me deixou pasmada...
Conversamos também sobre a necessidade de criar o  GI ( gabinete de instrução ) formado por um GM (item 9º da pauta) e nessa pauta comentamos a necessidade de realizar um estudo perfil dos GMs, coisa que até antes da entrada dos GMs 2ª classe acontecia somente pela camaradagem com os então "superiores imediato" (supervisores e fiscais por apontamento) que simplesmente traziam para perto de si independente do perfil do serviço aqueles que eram "chegados" e aqueles que não eram "chegados" escondiam em patrimônios, o que por muitos anos aconteceu privando o crescimento e a evolução de nossa corporação pois os até então "superiores" ( não todos , mas infelizmente 90%)  tornavam pessoais as questões profissionais e por puro despreparo condicionavam a Guarda Municipal a uma condição anêmica de serviço. Mas página virada a parte... Hoje aos poucos nossa realidade muda, a AGCMMC muito batalhou para que entrasse em prática o plano de carreira que aboliu os cargos por apontamento  e começa a estruturar o comando da GM formado por GMs por mérito conquistado em concurso interno, e esses já começam a mostrar que temos competência e capacidade sim para estruturar nossa Guarda Municipal da forma que acreditamos que ainda será referência de qualidade e prestação de serviço. Onde quero chegar com tudo isso???
Elogiar os GMs 2ª Classe pelo serviço que esta sendo executado. Notamos mudanças favoráveis ao serviço acontecendo por intermédio deles. Aos poucos o perfil do GM esta sendo respeitado e os postos de serviço sendo coberto por GMs com aptidão para cada serviço ( lembrando que não há serviço mais ou menos valoroso, todos nossos serviços são integrados por isso precisamos selecionar o perfil do GM mais apto a designar as funções para que todo o trabalho coletivo seja valorizado. Deixemos de lado a  necessidade de estrelinhas pessoais, agora os cargos são por competência)
Voltando ao item 5º da reunião do dia 17/09,  vimos que de forma anunciadora, inédita aqui, foi realizado um trabalho de estudo do perfil entre os GMs que estão fazendo horas extras, capaz de padronizar o serviço, todos ganhamos com isso... nós GMs que podemos manter a qualidade e o padrão de serviço com mais segurança, e com certeza os munícipes que irão realmente notar a presença e a qualidade do serviço da Guarda Municipal. Certamente não é um trabalho fácil de realizar, precisa de força de vontade e conhecimento dos postos e dos GMs de serviço, que somente poderia ser realizado por GMs que acreditam no crescimento de nossa corporação e buscam por valorização do trabalho. Parabéns aos nossos GMs 2ª classe, e ao comando que começa a investir e acreditar no resultado da autonomia do trabalho destes.
Também no item 8º da pauta do dia 17/09 conversamos sobre a necessidade de melhor aplicação com mais transparência e fundamentação na avaliação pessoal. E pela primeira vez teremos os GMs 2ª classe realizando a avaliação do 3ª classe, e isso com certeza será um ganho imenso ao efetivo, pois eles conhecem cada posto de serviço na prática, o que permitirá reconhecer a necessidade e tipo de serviço que deve ser prestado para então avaliar o serviço na prática ao invés de teoria ou suposição.
Não estou dizendo que esta tudo perfeito, nem poderia, perfeição não existe. Porém devemos reconhecer a complexidade do serviço e a responsabilidade do GM 2ª classe, e principalmente que só depende de cada um de nós que queremos galgar os degraus hierárquicos desta corporação, em conjunto com a vontade da Administração Pública o crescimento, a valorização e uma excelência em prestação de serviço para nos tornarmos referência. E isso acredito seja a vontade de todos.
Também esta sendo estudada a possibilidade de convocar todos os classificados no concurso público para novos membros da GM. O que seria ótimo, reconhecemos o déficit do efetivo, e os 30 que até então seriam convocados somente "tapariam o buraco" dos outros 30 Gms que irão se aposentar em 2015, vendo por este lado, o município nem teria despesa com a contratação dos 30, pelo contrário, teria "economia" pois estes que se aposentarão já tem salários bem mais alto ( quinquênios, quarta parte, 1,25 % a cada 3 anos, 5% por nível superior e percentual de periculosidade) e a contratação de 50 GMs com salário inicial sairia basicamente pela mesma despesa aos cofres públicos arcada hoje com os 30 que estão para aposentar. Fica a dica de argumentação com propriedade.
OBS: não se iludam com pessoas que nunca fizeram nada para benefício coletivo e agora resolveram fazer o seu nome usando os méritos da AGCMMC, aos mais próximos eu já dizia que voltando a ativa a personalidade da AGCMMC também seria mais ativa, uma vez que agora tenho mais contato com os GMs, e deles dependemos para o sucesso da realização do nosso trabalho. Agora que de fato somos reconhecidos e já temos conquistas para todo o efetivo porque demos duro e contamos com nossos apoiadores, tem gente achando que "poderia" fazer melhor. fala sério né!!! Todos sabemos quem é quem, quem tem garra pra conquistar benefício ao efetivo seja na opção A ( tomando café no gabinete) ou seja na opção B (denunciando irregularidades) Nós sempre optamos pela opção A, porém quando se faz extremamente necessário após esgotadas as tentativas na opção A partimos para  a opção B. Estudem bem o perfil daqueles que se levantam para ver se só querem a opção A,  e se na necessidade teriam coragem pra partir pra opção B!!! Quem poderia estar incomodado com nossa atuação e estar cansado de bater de frente com a gente, colocando agora um grupo de GMs pra tentar  atrapalhar nosso trabalho... a favor de quem seria?

Érica C. Branco -  presidente da AGCMMC

0 comentários:

Postar um comentário