Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

9 de abril de 2013

Guarda Municipal vai vistoriar as guaritas


Após denúncia do Mogi News, Secretaria de Segurança promete reavaliar as condições do local onde trabalham os responsáveis pelas cancelas
Eli Nepomuceno: "Vamos verificar o que pode ser melhorado"

O secretário de Segurança Eli Nepomuceno afirmou que a abertura das cancelas não depende da visualização do trem por meio dos espelhos convexos e que vai reavaliar as situações das guaritas para ver o que precisa ser melhorado. O anúncio foi feito ontem após a publicação da reportagem "Espelho é único recurso que guardas têm para identificar chegada de trem", que, no último domingo, apontou que as guaritas das passagens de nível de Brás Cubas e Vila Industrial funcionam em péssimas condições. 
"Quando o trem se aproxima da passagem de nível, em uma distância de 250 metros do cruzamento, é acionado automaticamente um sinal luminoso. Além disso, o maquinista também deve fazer um sinal sonoro e o acionamento do fechamento da cancela também é automático", garantiu o secretário. NÃO É VERDADE, O GUARDA MUNICIPAL É QUEM ACIONA A CANCELA (grifo nosso). Segundo ele, a presença dos espelhos convexos é útil, mas não compromete em nada o funcionamento do dispositivo mesmo estando quebrado. ESPELHO É ÚTIL, POIS O GM TEM MAIS TEMPO PARA VISUALIZAR O TREM, POIS APÓS O SINAL SONORO, SÃO APENAS 25 SEGUNDOS, ATÉ A CEGADA NA PASSAGEM DE NÍVEL (grifo nosso).
Sobre as condições de trabalho denunciadas pelos guardas municipais o secretário ressaltou que a guarita é um local pequeno para descanso por um curto período de tempo e, por isso, não há necessidade de conforto. ISTO É O GM QUE SE F..., FICAR 12 HORAS SEM ÁGUA POTÁVEL, SEM CONDIÇÕES MINIMAS DE DIGNIDADE, NÃO É NENHUM PROBLEMA (grifo nosso). "Os guardas fazem um pequeno revezamento, mas a natureza do trabalho é ficar atento às composições", explicou.

Mesmo assim, ele garantiu que o coordenador da Guarda Municipal vai vistoriar as duas guaritas para verificar o que pode ser melhorado. "Vamos, claro, dar atenção ao que foi relatado na matéria porque são graves denúncias", ressaltou. O secretário disse ainda que a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) deve assumir as passagens de nível depois que a Secretaria de Transporte instalar os semáforos nos cruzamentos. "Foi realizado um teste mas, como não tivemos sucesso, a parte técnica está estudando outras soluções para as passagens de nível. Quando resolvermos isso, a CPTM assume".


Deficiências
No último domingo uma reportagem especial mostrou as condições das guaritas nas avenidas Valentina de Mello Freire Borestein e Cavalheiro Nami Jafet. Na primeira, a guarita é extremamente pequena possui menos de um metro quadrado e não tem água potável. Há uma torneira instalada do lado de fora da rua, mas a água sai amarela. A guarita, que passou por reformas no ano passado, também está mal localizada. Ela fica do lado esquerdo da passagem de nível para quem vai no sentido perimetral. Os guardas conseguem visualizar o trem que está indo no sentido São Paulo, mas não veem o que segue no sentido Mogi. Para isso, improvisaram um espelho. Foi instalado o retrovisor de um caminhão na guarita. Do lado de fora, um retrovisor de carro. Na passagem de nível da Cavalheiro Nami Jafet, na Vila Industrial, o espelho convexo está quebrado há seis meses.

Fonte:Moginews

3 comentários:

  1. Saudações azul marinho...acho que nosso ilustre comandante desconhece os problemas de nossos irmãos Guardas, que trabalham neste local, essa situação ja é bastante antiga, nossos chefes fingem não conheçer os problemas, pois sabem que é o GM que aciona a abertura e o fechamento dos portões, e que as condições de trabalham são péssimas, esqueçeram de falar a reportagem que o GM tambem almoça ou janta neste espaço de 1 metro quadrado.(VERGONHOSO)

    ResponderExcluir
  2. Gms de mogi sempre reclamando, medrosos, se vende facil, nao luta, so vegeta, voces nao sao solidario com aqueles que lutam, cobram. Fiquem sabendo,so vai piorar...

    ResponderExcluir
  3. Reuniao sexta cancelada, e os gms mais uma vez fica calado...

    ResponderExcluir