Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

30 de janeiro de 2013

Jovens usam drogas em Parque Botyra Camorim no Centro Cívico




Em plena luz do dia, os frequentadores do Parque Botyra Camorim Gatti, no Centro Cívico, precisam dividir o espaço municipal com usuários e traficantes de drogas. O Diário esteve no local ontem (29) e flagrou ao menos seis pessoas utilizando entorpecentes. A base 24 horas da Guarda Municipal, instalada no espaço, estava fechada durante a tarde desta terça-feira. Os visitantes pedem o reforço na segurança com receio de que lá se torne uma nova “Cracolândia” (região no Centro da Capital conhecida pela presença de muitos usuários de crack, droga produzida a partir da cocaína).
A reportagem esteve no local durante a manhã e tarde. Por volta das 11 horas, cinco jovens fumavam o que pareciam ser cigarros de maconha feitos de papel de seda, com aproximadamente 15 centímetros. Eles estavam em banco próximo ao portal de entrada do parque. Despreocupado, o quinteto usava entorpecente tranquilamente enquanto alguns frequentadores do local faziam atividades físicas.
O mais velho, que aparenta ter 25 anos, fica sempre em pé, responsável por monitorar se algum policial ou agente da Guarda Municipal pode aparecer. O restante não chega aos 20 anos. Um deles começou a pôr a erva na folha e enrolá-la livremente.
Localizado em área nobre da região central - próximo à Prefeitura, à Câmara Municipal, à Delegacia Seccional, ao Fórum Central e ao Corpo de Bombeiros -, o local costuma ser muito frequentado. “Se nas costas de todos esses prédios importantes o descaso está assim, imagina se ficasse longe. É perigoso. Nós evitamos sair para não enfrentar riscos”, comentou o ajudante Reginaldo de Jesus, 30, que passeava com a mulher, Viviane, 30, e o filho, Davi, 1, ontem à tarde pela área de recreação.
Neste mesmo horário, dois jovens não se preocuparam em se esconder da reportagem. Um deles continuou a usar drogas enquanto era fotografado. Quando o carro da equipe passou pelo local, a dupla disparou xingamentos aos gritos. Um garoto, aparentando 7 anos, passou em uma bicicleta dizendo que “era para parar de fotografar e deixar os mano (sic) em paz”. Toda a cena a poucos metros da base da Guarda Municipal, que foi mantida fechada durante os 50 minutos em que a reportagem permaneceu no local.
“Quem anda por aqui vê de tudo. Precisam reforçar a segurança. Caso contrário isso daqui vai se tornar uma “Cracolândia”. A função da Guarda é de assegurar o patrimônio, mas acho que neste caso poderia instruí-la a agir de forma mais ampla no parque, abordando usuários e possíveis traficantes. Eles estão aí todos os dias”, afirmou o aposentado Antonio Chans, 83, que fazia caminhada pelo espaço.
A dona de casa Tânia Sueli de Andrade, 48, aponta que o monitoramento eletrônico e operações casadas da Polícia Militar e da Guarda podem acabar com o problema. “Além disso, tem a questão da pichação que também pode ser resolvida. A Prefeitura precisa atentar para a limpeza do lugar, o mato está altíssimo”, observou referindo-se à grama alta.
De acordo com a Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura, equipes da Secretaria de Serviços Urbanos fazem a limpeza do local e cortam o mato. “Desde ontem (anteontem) à tarde, os funcionários atuam no Parque Botyra Camorim e devem ficar até os próximos dias”, informou.
Fonte: O Diario de Mogi

0 comentários:

Postar um comentário