Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

18 de dezembro de 2012

Guarda Municipal completa 10 anos


Corporação celebrará aniversário em cerimônia especial na quinta-feira, no Parque Centenário, em César de Souza 



A Guarda Municipal completou 10 anos de atividades. Criada em 2002, pelo então prefeito Junji Abe (PSD), a corporação comemorou o aniversário ontem, no entanto, a cerimônia que fará uma homenagem ao órgão será realizada no dia 20, quinta-feira, no Parque Centenário, a partir das 15 horas.

A banda da Polícia Militar estará presente, assim como o prefeito Marco Bertaiolli (PSD), vereadores e secretários municipais. Dez árvores serão plantadas. Cada uma representará um ano de existência do grupo. Cinco guardas municipais que se aposentaram neste ano receberão diplomas.

Ao longo da década, a corporação viu o efetivo e a estrutura aumentarem. Atualmente, a Guarda Municipal conta com 206 integrantes, entre homens, que são a grande maioria, e mulheres. Em quatro anos, houve dois concursos que contrataram 37 novos membros. São dez viaturas e duas motos, além da sede própria, instalada no bairro do Socorro.

Os guardas fazem as rondas com armas não letais. Os itens usados na defesa da "desordem pública" são a tonfa, uma espécie de cassetete, a algema e o colete balístico. A previsão é de que em 2013 o gás de pimenta seja incorporado. 

O secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno, destacou alguns dos avanços conquistados ao longo dos anos. "O estatuto é a nossa maior vitória. Com ele, houve uma valorização da carreira, mas é preciso destacar a atual estrutura oferecida", ressaltou. "A Ciemp (Central Integrada de Emergências Públicas) recebeu R$ 2 milhões em investimentos, houve a aquisição de um sistema de videomonitoramento móvel, a sede foi reformada e os guardas passaram por uma série de treinamentos", enumerou o secretário.

"A Guarda Municipal deixou de fazer apenas a segurança patrimonial. Hoje, ela auxilia a Defesa Civil e o Setor de Fiscalização da Prefeitura", destacou Nepomuceno. 

Projetos
Para os próximos anos, existe a expectativa de que a corporação passe a trabalhar com armas. O assunto é discutido por um grupo de trabalho, formado por guardas, procuradores da Prefeitura e o próprio secretário de Segurança. 
"Os estudos se estendem até 2014", revelou Nepomuceno. Também são analisadas adequações e atualizações no estatuto da categoria.


Fonte: Moginews

0 comentários:

Postar um comentário