Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

10 de outubro de 2012

Dia Nacional da Guarda Municipal


Nesta quarta-feira, 10 de outubro, é comemorado o dia Nacional da Guarda Municipal, que foi instituído pela Lei Federal Nº 12.066, em de 29 de outubro 2009.
A Guarda Municipal é um dos poucos órgãos, senão o único, de prestação de serviço público municipal, que está inserida na Constituição Federal, tamanha a sua importância frente à segurança pública local.
Na Carta Magna, em seu artigo 144, § 8º, ao estabelecer atividades, órgãos e atuação frente à Segurança Pública e à incolumidade das pessoas e do patrimônio, preconiza a responsabilidade de todos, e principalmente do "Estado" (União, Estados, Distrito Federal e Municípios), sendo um direito e responsabilidade de todos.
"Art. 144 -A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
§ 8º Os municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei."
Como o grande Jurista Plácido e Silva já definia:
"GUARDA-CIVIL é uma corporação de ordem policial, existente nas cidades, com a incumbência de vigiar pela ordem pública, orientando também os veículos e pedestres no trânsito citadino.
A cada uma das pessoas que faz o serviço de vigilância ou de policiamento, também se diz guarda-civil.
Embora a guarda-civil entenda-se uma força armada, sujeita a exercícios e deveres militares, não é uma força militar.
Propriamente, o guarda-civil não é um soldado. E embora, na prestação de seu serviço esteja sempre uniformizado, ele é, como se diz comumente, um paisano."
A história da Guarda Municipal, sendo uma instituição secular, acaba se confundindo com a própria história da Nação, ao longo desses últimos duzentos anos.
Em diversos momentos esta "força armada" se destacou vindo a dar origem a novas instituições de acordo com o momento político vigente.
Dado a missão principal de promover o bem social, esta corporação esteve desde os primórdios diretamente vinculada a sua comunidade, sendo um reflexo dos anseios desta população citadina.

Um comentário:

  1. QUERO AQUI DAR OS PARABÉNS AOS NOSSOS IRMÃOS(AS) DE FARDA DE MOGI,E PODER CITAR QUE ESTAMOS SIM ALAVANCANDO NO PROGRESSO PROFISSIONAL,RECONHECIMENTO,RESPEITO DAS AUTORIDADES,MAS ISSO INFELIZMENTE ESTÁ NAS GUARDAS VIZINHAS,DO ESTADO E DO BRASIL,AONDE SE ACREDITAM,INVESTEM E RESPEITAM, NÓS AQUI COMEÇAMOS COM TUDO ISSO,MAS NO DECORRER FORAM NOS TIRANDO ESSAS QUALIDADES,POIS SABEMOS QUE TEMOS ÓTIMOS PROFISSIONAIS AQUI, QUE SEJA ANTIGÕES,NOVOS,MAS TEMOS SIM, SÓ QUE CONSEGUIRAM TIRAR ESSE ORGULHO,DETERMINAÇÃO.MAS SEMPRE HÁ TEMPO PARA MUDARMOS,E ACREDITO QUE AGORA PODE INICIAR ESSE MOMENTO,COM A COMPREENSÃO E APOIO DE TODOS QUE PENSAM E ACREDITAM NUMA GUARDA RESPEITADA,ATUANTE NOS MOLDES DE MUITAS GCMS. E UM RECADO PARA OS NOSSOS IRMÃOS NOVOS DO CURSO,CUIDADO COM OQUE ESTÃO PASSANDO PARA VCS,PQ JÁ FIZERAM ISSO OUTRAS VEZES E ESTÃO AÍ P DAR EXEMPLO PARA VCS OS ÚLTIMOS COMPANHEIROS ,PODERAM VER E SENTIR C SEUS PRÓPRIOS OLHOS OS DESCASOS,ABUSOS E DESRESPEITO COM OS GMS,MAS AGORA TEMOS UMA ASSOCIAÇÃO E UM SINDICATO QUE ESTÁ PREOCUPADO E COM INTENÇÕES DE TERMOS UMA GCM ESTRUTURADA,COM PERSPECTIVA P VC NA CARREIRA,VC ENTRAR E TRABALHAR E COM SEUS MÉRITOS SUBIR NA PROFISSÃO,ISSO QUE QUEREMOS,SEM DEVER FAVORES PARA NINGUÉM.VAMOS ACREDITAR QUE PODEREMOS MUDAR ISSO QUE TÁ AÍ,SE VC NÃO QUER SE ENVOLVER ,APOIE AS PESSOAS QUE ESTÃO BOTANDO A CARA A TAPA,APENAS APOIE,ISSO JÁ É DE GRANDE AJUDA,POIS TEMOS OBJETIVOS GRATIFICANTES PARA O GUARDA MUNICIPAL SE ORGULHAR DE PERTENCER Á ESSA FAMÍLIA AZUL,POIS VAMOS CONTINUAR A COBRAR E ATÉ ELOGIAR A ADMINISTRAÇÃO QUANDO FIZER ALGO POSITIVO PARA CARREIRA DO GCM, E DESEJO QUE NO PRÓXIMO ANIVERSÁRIO DO GUARDA MUNICIPAL ESTAREI AQUI DE VOLTA NOTICIANDO ÓTIMOS PROGRESSOS,CONQUISTAS E ATUAÇÕES DA *GUARDA MUNICIPAL DE MOGI DAS CRUZES*.UM FORTE ABRAÇO Á TODOS (AS) E QUE DEUS NOS ABENÇÕE.....GCM CLAUDIO...

    ResponderExcluir