Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

29 de agosto de 2011

Campo de Atuação do GM

Caros Guardas, como pesquisador de assuntos relacionados a segurança pública, fico perplexo ao notar que algumas autoridades, tentam minimizar a atuação das guardas municipais em nosso país, sendo notável que trata-se de um pensamento egoísta, alimentado por um receio de perda de espaço e prestígio, deixando em segundo plano o interesse da coletividade que clama por mais segurança e, abrindo campo para o mercado da segurança privada que está em constante expansão, e que muitas vezes tem como operadores deste sistema essas "Autoridades ".
É certo que, a nossa constituição somente deve ser interpretada pelo seu contexto, e não pela leitura de um texto simplesmente, desta forma observamos que a Guarda Municipal está inserida no contexto da segurança pública e assim devem ser tratados os assuntos relacionados a corporação.
Muito fala-se sobre municipalização da segurança pública, ou seja a transferência do poder de polícia de ordem pública, exercida no bens públicos denominados simples (ruas, praças, matas, rios, e mares)para o município, esquecendo-se que em países como os Estados Unidos, onde aplica-se este sistema, vislumbrou-se a necessidade da criação de um poder judiciário municipal, fator que torna esta discussão mais complexa a nível de estrutura pública no Brasil.
Atualmente é notável a necessidade de uma regulamentação na esfera federal, que direcione claramente as atribuições da GM, seguindo os anseios do constituinte, e que não permita interpretações locais que prejudiquem a " Força Azul Marinho", além de regular o uso e o padrão de uniformes, viaturas, carteira funcional, e armamento, e também a disponibilizarão de um número de três dígitos pela agência de telecomunicações, em todos os municípios que exercerem o direito que lhe é facultado pela nossa constituição.
Um abraço a todos. 

GM- Cassese.


2 comentários:

  1. É MEU CARO IRMÃO,AQUI ESTAMOS Á 8,OU 9 ANOS,NA BATALHA,COMEÇAMOS C AQUELAS BIXEIRINHAS 125 CARGUINHO,MORRIA DIRETO,PNEU FURAVA TODO PLANTÃO,SEM MUITA EXPERIÊNCIA DE RUA,E FOMOS NA CORAGEM,E FOMOS GATINHANDO,DEPOIS C AS 150,MELHORANDO,JÁ TINHAMOS UM POUCO DE BAGAGEM,E C CHEGADA DE MAIS IRMÃOS,COMEÇAVA O CRESCIMENTO,E DEPOIS C SERVIÇO OSTENSIVO,M1,M3 E OUTROS GMS COMEÇOU AQUELE RECONHECIMENTO,O RESPEITO CONQUISTADO C MUITO ESFORÇO,MUITAS VEZES NA PORRADA,E C SANGUE,MAS CONSEGUIMOS,ONDE A VTR,OU MOTO DA GUARDA PASSAVA,TINHA AQUELE COMENTÁRIO,OLHA A GUARDA,CONQUISTAMOS,MAS PARECE QUE ESTAMOS PERDENDO,ALGO CONQUISTADO DA FORMA DURA,MAS SEMPRE TERÁ A ESPERANÇA DO AMANHÃ,UM AMANHÃ DE UMA FORMA C MAIS EXPERIENCIA,APERFEIÇOAMENTO,TREINAMENTO,E ARMADA,PELO MENOS QUEM TEM CONDIÇÕES E QUER,ASSIM PODEREMOS DAR DEVIDO APOIO,SEGURANÇA P CONTRIBUINTE,POIS ESTE É NOSSO MELHOR CLIENTE.
    ESPERO E DESEJO QUE ISSO ACONTEÇA MAIS RÁPIDO POSSIVEL, ABRAÇOS AZUIS MOGIANO.
    GM CLAUDIO

    ResponderExcluir
  2. Guarda Municipal de Indaiatuba apreende maconha com adolescente em operação especial

    Posted: 21 Feb 2012 05:49 PM PST


    Lincoln Franco ACS/PMI

    A Guarda Municipal em parceria com a Polícia Civil e o Departamento de Fiscalização da Prefeitura promoveu das 21h de quinta-feira (16) à 1h de sexta (17) operação especial de combate à criminalidade. Durante os trabalhos, por volta de 0h33, os guardas fizeram abordagem nas proximidades de um bar na rua Humaitá, no Centro da cidade, onde localizaram uma porção de maconha na mochila de um adolescente.
    As buscas na mochila de E.G.P., 17 foram realizadas pelo cão Red, da raça Labrador, integrante da equipe do GOC (Grupo de Operações com Cães). O cachorro descobriu a droga e a apreensão foi promovida pelos GMs que acompanhados de viatura da Polícia Civil onde estava a delegada titular do município Ruth Daniel de Souza seguiram com o suspeito até a Delegacia Central.
    Os pais do jovem foram acionados e na delegacia registrou-se o BOPC 677/2012 de ato infracional. E.G.P. acabou liberado em seguida para os pais. A maconha ficou apreendida.
    ESTA FOI UMA AÇÃO ENVOLVENDO O CANIL DA GCM,PROVA QUE SE TORNA UMA ÓTIMA FERRAMENTA..

    ResponderExcluir