13 de agosto de 2014

Cuiabá MS propõe à Câmara criação da Guarda Municipal

O prefeito Mauro Mendes, que enviou projeto à Câmara sobre a criação da Guarda Municipal

O prefeito Mauro Mendes (PSB) enviou à Câmara de Vereadores o projeto de lei que institui a criação da Guarda Municipal de Cuiabá. 

O projeto, que cria a nova força, altera a Lei Complementar nº 225, de 29 de dezembro de 2010 e dá outras providências.

“Decidimos criar a Guarda Municipal mediante a necessidade da população em ter maior segurança na Capital. Queremos colaborar efetivamente neste aspecto e sabemos que a criação desta guarda vai contribuir para a redução da criminalidade na nossa cidade”, explicou Mendes.

Caso a lei complementar seja aprovada pela Câmara e sancionada, a Guarda Municipal será composta por policias armados e aparelhados.

“Esta nova força visa a assumir um papel mais marcante na proteção do cidadão, não se restringindo à proteção de patrimônios públicos. Uma vez que a Guarda estiver montada, esses profissionais terão porte de arma, realizarão prisões, fazendo um trabalho mais completo, como uma polícia ostensiva, preventiva, fardada, porém não militarizada”, afirmou o secretário municipal de Apoio à Segurança, Eduardo Henrique Souza.

Com o uso da nova modalidade “Segurança Humana”, o diferencial da guarda está no foco, que não centraliza apenas na segurança pública, mas se aproxima do cidadão e das comunidades.

“Nossos guardas receberão um treinamento diferenciado, buscando a origem dos crimes, fazendo levantamento nos bairros, para que assim possam exercer a segurança de maneira eficaz e humanizada, envolvendo-se com os moradores. Eles buscarão encontrar soluções envolvendo as comunidades”, completou o secretário.

Com a sanção da lei, 200 vagas para cargos efetivos serão abertas por meio de concurso público. 

O processo seletivo será divido em três etapas, composta por prova objetiva, testes físicos e psicológicos e Curso de Formação para Guarda Municipal.

Fonte:Midia News

0 comentários:

Postar um comentário