Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

25 de fevereiro de 2013


Leis visam proteger animais em Mogi     




DOM, 24 DE FEVEREIRO DE 2013 16:00



Entre as medidas propostas de Karina estão as Unidades de Pronto Atendimento Veterinário / Foto Eisner Soares


A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes deliberou na última semana seis projetos de lei apresentados pela vereadora Ana Karina Pirillo (PCdoB), todos em defesa e bem-estar dos animais. O pacote propõe a criação de normas e alternativas para problemas enfrentados por pessoas e entidades ligadas à proteção dos pets e outras espécies. Agora, as matérias serão analisadas pelas comissões permanentes do Legislativo, para serem votadas em plenário.
A maioria das propostas baseia-se em experiências realizadas em outros municípios. A primeira dispõe sobre a regulamentação do meio de locomoção dos animais domésticos, assegurando aos donos dos bichos, o direito de usar o transporte coletivo de passageiros quando houver necessidade. Karina alega que aumenta, a cada ano, o número de pessoas envolvidas em ações de animais que, muitas vezes, não dispõem de veículo próprio para o trabalho.
“De modo geral, os protetores se empenham em recolher animais abandonados nas ruas encaminhando-os para adoção, custeiam cirurgias, adquirem remédios, os encaminham para tratamento e vacinação, além de promoverem feirinhas de doação e eventos para arrecadação de recursos pela nobre causa. Porém, muitos não possuem veículos para fazer o transporte deles, alguns chegam a se humilhar para conseguir uma condução. Por isso, é necessário que eles possam utilizar o transporte coletivo para prestar socorro aos animais indefesos”, justifica.
Outro pedido prevê a instalação de Unidades de Pronto Atendimento Veterinário (UPAV’s), para prestar assistência básica a cães e gatos. Para ela, essa é uma forma de controlar as doenças e estimular os donos a permanecerem com os animais. “As pessoas de baixa renda não possuem condições de levar os animais de estimação ao veterinário e acabam, por falta de instrução, abandonando-os nas ruas, causando sofrimento ao animal e ainda incorrendo na possibilidade de trazer enfermidades à população”.
Um projeto de lei determina a criação de um canil para adestrar cachorros a serem utilizados pelos integrantes da Guarda Municipal, e outro a instalação da Inspetoria de Proteção Animal, com objetivo de planejar, coordenar e realizar ações para garantir a saúde dos animais. Além destes, fecha o pacote a proibição de rodeios, touradas, vaquejadas, farras do boi ou eventos similares em Mogi; e da instalação e funcionamento de circos que tenham como atrativo a exibição de espécies silvestres ou selvagens, nativos ou exóticos. (Silvia Chimello)

0 comentários:

Postar um comentário