Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

31 de dezembro de 2012

GUARDA MUNICIPAL ARMADA


     

Exiba Brasão.jpg na apresentação de slidesCom o crescimento da violência urbana contemporânea, não há como não se pensar o funcionamento de forças ligadas á segurança pública sem lhes oferecer os meios eficazes de atuação, dentre os quais a arma de fogo. Ainda que as atribuições das Guardas Municipais esteja ligada diretamente á preservação do Patrimônio Público, não há como se afastar essa função do sistema macro da segurança na cidade. Não podemos analisar a Guarda Municipal apenas do ponto de vista ideológico.

Exiba GCM Mogi das Cruzes.jpg na apresentação de slides 
É de suma importância entender como ela atua na prática e, principalmente no auxílio ás forças de segurança habituais. Cito um exemplo um crime que estampa as capas de jornais diariamente, que é o furto de caixas eletrônicos, para entender como essa força pode auxiliar na segurança pública, pois esses equipamentos, não raras vezes, estão instalados em prédios públicos, cujo resguardo é confiado, justamente á Guarda Municipal. Não dispondo de armas, não se pode esperar que os Guardas evitem crimes como esses. Isso comprova como a atuação das Guardas desarmadas retira-lhes muito de sua eficácia, e torna sua existência subutilizada: a pura e simples presença uma Guarda Municipal ,a qual se sabe desarmada, não traz qualquer efeito prático na Segurança do município, servindo, na realidade, como elemento figurativo, oque não se justifica, em absoluto, pelo enorme investimento público que a implantação da força demanda.

Claudio Henrique Silva
Secretário Geral AGCMMC


Um comentário:

  1. E que fique claro e objetivo que somente as pessoas que depois de serem aprovadas por exame psicológico,este credenciado pela policia federal, e após carga horária exigida p manuseio e tiro,e este também credenciado pela policia federal,aí sim estará qualificado para trabalhar armado,mas mesmo assim irmãos este processo e inclui documentos exigidos pela policia federal,leva no minímo de 2 a 3 anos,e isto quando há vontade real em armá-la,pois muitas vezes sai liberação p trabalharem armados e não sai a funcional,como aconteceu em algumas cidades vizinhas,o claro de tudo isso ,não será um curso meia boca , e nem todos conseguirão,e alguns não querem,sendo opcional,caberá adequá-los a algum local p trabalharem sem prejudicá-los.Mas será um início para evolução e crescimento de nossa Guarda Municipal,como também a criação adequada do Canil, Ambiental e Apoio Tático(Romu),não queiram fazer meia boca,como tudo que tentam fazer na Guarda é assim,façam correto,como em muitos municipios que já existem e funcionam muito bem,é só copiar,simples.....Que Deus nos abençoe.....

    ResponderExcluir