Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

14 de dezembro de 2012

Dilma quer Lei Seca mais rígida já neste Natal

Novo dispositivo incrimina mesmo quem se recusa a fazer teste do bafômetro e eleva a multa por embriaguez ao volante para quase 2 000 reais

O governo federal quer que o novo texto da Lei Seca, com punições mais duras para motoristas alcoolizados, entre em vigor ainda neste ano, a tempo de reforçar a Operação Rodovida, que começa sábado em todo o país. A intenção é reduzir a alta taxa de acidentes no período entre o Natal e o carnaval. Aprovado na Câmara, o novo dispositivo incrimina o condutor que se recusa a fazer o teste do bafômetro e eleva a multa por embriaguez para 1 915,40 reais.
Por orientação da presidente Dilma Rousseff, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, apelou para que a bancada do governo no Senado não altere o texto. "A sociedade precisa desse reforço no combate a essa espiral de violência no trânsito, que ceifa vidas de jovens, destrói famílias e traz graves problemas ao sistema de saúde pública", disse.
Alguns senadores, porém, propõem medidas ainda mais duras, como a tolerância zero. O projeto da nova Lei Seca foi aprovado na quarta-feira na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e deve ser ratificado na próxima semana em plenário – em caráter de urgência e sessão extraordinária.
Pela nova legislação, condutores que se recusarem a fazer o teste poderão ser enquadrados criminalmente. A alcoolemia poderá ser demonstrada por "exame clínico, perícia, vídeo, prova testemunhal ou outros meios de prova admitidos em direito". Passarão a ser enquadrados na lei os motoristas que conduzirem sob o efeito de qualquer outra substância que possa provocar alteração na capacidade psicomotora, inclusive remédios. Em caso de reincidência no período de um ano, o valor da multa passa para 3 830,80 reais.
Fonte: Agência Estado















0 comentários:

Postar um comentário