Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

24 de setembro de 2012

Prefeitura faz estudo para armar a Guarda


A Prefeitura de Mogi das Cruzes está estudando a possibilidade de armar a Guarda Municipal. Um grupo formado para discutir assuntos relacionados à corporação analisa tecnicamente a proposta. De acordo com o prefeito Marco Bertaiolli (PSD), há linhas de pensamento distintas dentro da equipe responsável pelos estudos e a decisão será estritamente técnica e não política. "Armar a guarda não é uma coisa simples. Esse trabalho precisa ser muito aprofundado. É necessário discutir com os próprios guardas", afirmou Bertaiolli durante a solenidade de apresentação de 25 novos guardas municipais realizada na tarde de ontem no gabinete do prefeito.

"Não existe um prazo (para a conclusão da análise), porque se trata de questão técnica e é preciso ter um tempo de maturação", disse. "Caso haja a indicação de armar, começa a fase orçamentária e de estrutura, o que também não é simples. Se houver a indicação favorável à proposta é imprescindível a autorização do Exercito", explicou o chefe do Executivo. 
Ele ressaltou que, "entre a decisão e a efetivação do projeto, existe um período de ao menos dois anos até a autorização de todos os órgãos necessários, além da discussão da demanda orçamentária". 
Bertaiolli defendeu que a corporação seja "estruturada, capacitada e passe por treinamentos eficazes". "Armar ou não é uma questão que não está entre as prioridades na questão política, isso está na prioridade técnica dos próprios guardas", concluiu.

Os 25 novos integrantes, apenas uma mulher entre eles, passarão por um curso preparatório com duração de cinco meses. A expectativa é de que em fevereiro eles passem a exercer as atividades de forma efetiva.

Com a inclusão dos recém-aprovados no concurso, a corporação passará a ter um efetivo de 206 integrantes. "Para fazer uma fiscalização séria como fazemos, é vital ter uma Guarda forte e contar com o apoio do videomonitoramento, do monitoramento aéreo, da atividade delegada e da fiscalização", destacou Bertaiolli. 
A cerimônia de ontem contou com a participação do secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno, e do coordenador da Guarda, Valdir Lopes.

Fonte:Moginews

0 comentários:

Postar um comentário